O Klyuchevskaya Sopka, considerado o vulcão ativo mais alto da Eurásia com 4.750 metros, entrou em erupção após um terremoto atingir a região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, nesta quarta-feira (30), conforme informou a agência estatal RIA Novosti. A atividade sísmica e a erupção provocaram fluxo de lava, brilho intenso na cratera e explosões noturnas visíveis.
Mesmo com os riscos, turistas que estavam na área não desistiram dos passeios. Segundo a União Russa da Indústria de Viagens (RUTI), muitos demonstraram interesse em permanecer para testemunhar o fenômeno natural de perto. “Uma erupção vulcânica, lava quente fluindo pela encosta oeste, um brilho intenso sobre a cratera e explosões são observados à noite […] muitos viajantes estão expressando o desejo de observar pessoalmente esse fenômeno natural”, afirmou a entidade à RIA.
A região é conhecida por suas condições climáticas extremas, com ventos fortes e temperaturas abaixo de zero, o que torna as expedições arriscadas. Em setembro de 2022, oito pessoas morreram durante uma tentativa de escalada no local, segundo autoridades russas.
Deixe um comentário