Voa Brasil já viabilizou mais de 35 mil passagens para aposentados

Juazeiro do Norte, no Ceará, está entre os 20 principais destinos.



O programa federal Voa Brasil, lançado em julho de 2024 para incentivar aposentados a viajarem de avião, já permitiu a reserva de 35.419 passagens aéreas de até R$ 200 por trecho. Em oito meses, o volume equivale a 270 voos com lotação máxima de 131 passageiros.

“O objetivo do programa, de incluir novos usuários no transporte aéreo, de permitir que grupos como os aposentados do INSS possam encontrar passagens mais acessíveis, sem subsídio, está plenamente atingido”, destacou o ministro Sílvio Costa Filho, em nota divulgada pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

São Paulo é o destino mais procurado, com 10.261 bilhetes reservados, seguido por Rio de Janeiro (3.050), Recife (2.745), Fortaleza (2.453) e Brasília (2.268). Entre os 20 destinos mais requisitados, três não são capitais: Campinas (SP), Juazeiro do Norte (CE) e Porto Seguro (BA). Nos meses de fevereiro e março, Recife superou o Rio de Janeiro como segundo destino mais buscado.

“Neste período, cerca de 150 mil beneficiários acessaram o sistema, resultando em 35 mil bilhetes reservados, ou 24% dos interessados. No site das companhias aéreas, este percentual fica entre 1% e 3%.”, afirmou o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Barros Franca.

Sem utilizar recursos públicos, o Voa Brasil funciona por meio da parceria com companhias aéreas, que disponibilizam assentos ociosos em períodos de baixa demanda por até R$ 200 o trecho. A meta inicial era oferecer três milhões de passagens para um público estimado em 23,3 milhões de aposentados. O governo pretende ampliar a iniciativa para incluir parte dos estudantes na segunda fase do programa.

Para participar, aposentados do INSS precisam acessar o site do programa, mediante cadastro com conta nível ouro ou prata no portal gov.br. O benefício permite a compra de dois bilhetes por ano, desde que o solicitante não tenha viajado de avião nos últimos 12 meses. A reserva pode ser feita conforme a disponibilidade de datas e destinos no sistema.

Com informações da Agência Brasil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *