O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (6) ter “gostado” da conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o republicano, o diálogo tratou principalmente de economia e comércio entre os dois países e abriu caminho para um futuro encontro presencial.
Em publicação nas redes sociais, Trump declarou: “Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”.
O Palácio do Planalto também confirmou a ligação, que durou cerca de 30 minutos e ocorreu em “tom amistoso”. De acordo com nota oficial, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos brasileiros e o fim das sanções aplicadas contra autoridades nacionais. O comunicado destacou ainda que o petista descreveu o diálogo como “uma oportunidade para restaurar as relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.
Ainda conforme o governo brasileiro, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para prosseguir com as negociações. Lula, por sua vez, sugeriu um encontro na Cúpula da ASEAN, na Malásia, reiterou o convite para a COP30, em Belém (PA), e disse estar disposto a visitar os Estados Unidos.







Deixe um comentário