O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou neste domingo (9) o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A prova de redação foi aplicada neste primeiro dia do exame, que continua no próximo domingo, 16 de novembro, em todo o país.
Os participantes deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, fundamentado nos textos motivadores e em seu repertório sociocultural. O objetivo é desenvolver uma reflexão crítica e coerente sobre o envelhecimento populacional no Brasil e seus impactos sociais, econômicos e culturais.
De acordo com o Inep, cada redação será avaliada por dois corretores, que atribuirão notas de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas. A média aritmética entre as notas totais definirá a pontuação final do participante, que pode alcançar até 1000 pontos.
O órgão reforçou que textos com fuga ao tema, desrespeito à estrutura dissertativo-argumentativa, uso de trechos desconexos ou que comprometam a seriedade do exame receberão nota zero. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior público e privado no país.






Deixe um comentário