Portos brasileiros movimentam 95% das exportações e importações

Brasil é responsável por 76% da produção mundial de suco de laranja, e o Porto de Santos é fundamental para sua exportação.

Os portos marítimos do Brasil são responsáveis por 95% das importações e exportações do país, o que significa que a maioria dos produtos que chegam às nossas casas, como eletrônicos, roupas e alimentos, percorre grandes distâncias pelo mar até desembarcar em nossas costas.

Para destacar a importância da infraestrutura portuária, o Ministério de Portos e Aeroportos lançou a série “MPor pelo Brasil”, que compartilha informações sobre os portos, aeroportos e hidrovias do país, explorando sua relevância logística.

A primeira temporada da série teve início no Porto de Santos, o maior da América Latina, por onde entram muitos produtos consumidos diariamente, como roupas e alimentos. O porto movimenta grandes volumes de carga, com destaque para os terminais de contêineres especializados em operações como carga e descarga e armazenagem.

Por exemplo, o Brasil é responsável por 76% da produção mundial de suco de laranja, e o Porto de Santos é fundamental para sua exportação. Além disso, o café e o açúcar que consumimos também passam por esse porto. Em 2024, o Porto de Santos movimentou 179,8 milhões de toneladas, com destaque para cargas conteinerizadas e açúcar a granel.

Os terminais de contêineres, como Santos Brasil, BTP e DP World, são constantemente modernizados com investimentos em tecnologia e expansão, o que garante agilidade, segurança e produtividade nas operações. Vicente Costa, especialista da BTP, ressaltou a importância dos avanços tecnológicos, como o Programa Porto Sem Papel, que elimina a burocracia e agiliza processos, permitindo o monitoramento em tempo real das operações.

Outro ponto fundamental é a segurança nos portos. O trabalho no Porto de Santos é acompanhado pela equipe de bombeiros, que garante a segurança dos trabalhadores e a prevenção de acidentes. Sergio Souza, bombeiro da BTP, explicou que a equipe realiza inspeções constantes e está pronta para agir em emergências, garantindo a segurança das operações ininterruptas.

Essa estrutura robusta e eficiente é essencial para que os produtos cheguem rapidamente ao destino, mantendo o comércio internacional do Brasil em pleno funcionamento.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *