O Ceará registrou um crescimento econômico expressivo em 2024, com o PIB estadual avançando 6,49% — o maior índice desde 2010 e quase o dobro da média nacional, de 3,4%. O desempenho superou estados vizinhos como Bahia (2,8%) e Pernambuco (3,6%), consolidando o estado como um dos líderes em expansão econômica no país.
O resultado foi impulsionado pelo agronegócio, que cresceu 25,16%, e pela indústria, com avanço de 10,65%. O setor de serviços também apresentou alta de 4,28%, garantindo que todas as áreas da economia cearense superassem a média brasileira.
“O crescimento do PIB do Ceará, quase o dobro do PIB do Brasil, é resultado do nosso trabalho para atrair mais empresas e fortalecer as já instaladas em nosso estado. Representa mais oportunidades para os cearenses. Com a certeza de que estamos no caminho certo, seguiremos trabalhando para avançar ainda mais”, destacou o governador Elmano de Freitas.
A projeção do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) para 2025 é de 2,51%, alinhada à estimativa inicial de dezembro de 2024.
Deixe um comentário