Novo consignado tem mais 29,3 milhões de simulações no primeiro dia de vigência

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, alertou aos trabalhadores que não tenham “pressa” em contratar o consignado, que tenham “cautela e calma”

No primeiro dia de vigência da Medida Provisória que libera o crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada, a Dataprev registrou mais de 29,3 milhões de simulações de empréstimos até as 18h. Além disso, 2,9 milhões de solicitações foram feitas e 6,6 mil contratos já foram fechados.

O acesso ao crédito ocorre pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que conta com 68 milhões de trabalhadores cadastrados. O limite do consignado é de 35% do salário, permitindo ainda o uso de até 10% do saldo do FGTS como garantia e 100% da multa rescisória em caso de demissão.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recomendou que os trabalhadores tenham “cautela e calma” ao contratar o crédito, aguardando 24 horas para comparar as propostas das instituições financeiras e garantir melhores taxas de juros.

As instituições financeiras só poderão ofertar o crédito em suas plataformas digitais a partir de 25 de abril. O governo também regulamentou o programa com três portarias e criou o Comitê Gestor das Operações de Crédito Consignado. O trabalhador tem até sete dias para desistir do empréstimo, desde que devolva o valor integral.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *