O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (3) que o ataque militar dos Estados Unidos contra a Venezuela é inaceitável e exige uma resposta firme da comunidade internacional, especialmente por meio da Organização das Nações Unidas.
Em nota, Lula declarou que “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional.”
A manifestação ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que forças americanas realizaram uma ofensiva de grande escala e capturaram o presidente venezuelano Nicolás Maduro. Diante do cenário, o governo brasileiro convocou uma reunião de emergência com ministros para avaliar a resposta política do país.
Lula também afirmou que a ação militar configura violação do direito internacional e reforçou a defesa do diálogo e do multilateralismo como caminhos para evitar a escalada de conflitos.







Deixe um comentário