O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou nesta terça-feira (12) que assinará uma Medida Provisória criando uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para exportadores brasileiros impactados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos. O anúncio oficial será feito nesta quarta-feira (13) pelo governo federal.
A medida integra um pacote de apoio a empresas que perderam competitividade no mercado externo devido ao aumento das taxas anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump em julho, que atinge principalmente produtos industrializados e commodities. Segundo Lula, o objetivo é proteger trabalhadores, buscar novos mercados e reduzir prejuízos. “R$ 30 bilhões é o começo. Você não pode colocar mais, você não sabe quanto é”, disse o presidente.
Além do crédito, o governo pretende acionar contatos internacionais, especialmente líderes de países do Brics, para ampliar destinos das exportações brasileiras e avaliar oportunidades de importações vantajosas. Lula também incentivou empresários a recorrerem à Justiça dos EUA para contestar as tarifas.
O Palácio do Planalto estuda, ainda, medidas de reciprocidade previstas na nova Lei de Reciprocidade, com retaliações específicas contra produtos norte-americanos, a serem negociadas com setores produtivos para evitar impacto negativo na economia interna.
Deixe um comentário