O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (20), a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. A pasta é responsável pela interlocução do governo com os movimentos sociais. A decisão foi comunicada durante uma reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença de Gleisi Hoffmann, Rui Costa, Sidônio Palmeira e do então ministro Márcio Macêdo.
Boulos substitui Macêdo, que ocupava o cargo desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023. A transição entre as equipes deve ocorrer nos próximos dias. Com a nomeação, o PSOL passa a ocupar uma vaga entre os ministérios instalados no Planalto, enquanto o PT perde uma cadeira na Esplanada. Esta é a 13ª mudança ministerial do atual governo.
Com trajetória marcada pela militância no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Boulos é visto como uma figura estratégica para aproximar o governo das bases populares e fortalecer o diálogo com os movimentos sociais — um movimento que também tem impacto político à medida que se aproxima a eleição presidencial de 2026.
Em publicação nas redes sociais, o novo ministro agradeceu ao presidente e destacou sua missão: “Agradeço ao presidente Lula pelo convite para ser ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil”.







Deixe um comentário