O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (24), em Jacarta, capital da Indonésia, que os traficantes de drogas são “vítimas dos usuários”. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa na qual o chefe do Executivo abordou o combate ao tráfico e a responsabilidade dos governos na formulação de políticas antidrogas.
“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse Lula, ao defender que o enfrentamento ao problema deve incluir medidas de prevenção e tratamento. O presidente argumentou que é preciso ter “mais cuidado no combate à droga” e reforçou a necessidade de ações conjuntas entre os países.
Sem citar diretamente Donald Trump, Lula criticou a postura do presidente dos Estados Unidos, que defende o uso de ações militares letais contra grupos de narcotráfico. “Você não está aí para matar as pessoas, está para prender as pessoas”, afirmou, ressaltando que qualquer punição deve ocorrer após julgamento e com base em provas.
Lula destacou ainda que o Brasil tem atuado de forma cooperativa com outros países, por meio da Polícia Federal e da Interpol, no combate ao tráfico de drogas, armas e contrabando. As declarações ocorrem em meio a novas tensões diplomáticas entre Estados Unidos e Venezuela, após Trump afirmar que pode atacar cartéis que classifica como “narcoterroristas”.






Deixe um comentário