HRN Sobral inicia imunização contra bronquiolite em bebês internados

Aplicação do nirsevimabe começa em prematuros e crianças com comorbidades internadas em UTI

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, iniciou a administração do nirsevimabe em bebês prematuros e em crianças com comorbidades que estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva. O imunizante é fornecido pelo Ministério da Saúde e distribuído aos municípios pela Secretaria da Saúde do Ceará, com o objetivo de ampliar a proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal agente causador da bronquiolite e de quadros respiratórios graves na infância.

São considerados elegíveis os recém-nascidos com menos de 37 semanas de gestação e crianças menores de 24 meses com condições clínicas associadas, como cardiopatias congênitas, broncodisplasia, imunodeficiências, Síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares e anomalias das vias aéreas.

Aplicado em dose única, o nirsevimabe passa a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS), substituindo o palivizumabe, que antes era restrito a prematuros extremos. Em Sobral, o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) do HRN é responsável pela recepção e aplicação das doses, priorizando, neste primeiro momento, os bebês já internados.

O fluxo de atendimento segue critérios relacionados à idade gestacional, presença de comorbidades e histórico de uso de profilaxia contra o VSR. Prematuros com até 36 semanas e seis dias podem receber a dose ao nascer durante todo o ano, variando conforme o peso. Crianças com comorbidades podem ser imunizadas na segunda sazonalidade, entre fevereiro e agosto, mediante apresentação de laudo médico.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *