O Governo do Ceará lançou neste sábado (4) o programa Ração do Bem, voltado a garantir a alimentação de milhares de cães e gatos resgatados de situações de abandono. A ação prevê a distribuição anual de 180 toneladas de ração para abrigos e protetores independentes em todo o estado. O evento de lançamento ocorreu no Parque Dom Aloísio Lorscheider, em Fortaleza, com a presença da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero.
“Essa ação vai garantir, anualmente, 180 toneladas de ração para animais em situação de vulnerabilidade (…). Precisamos olhar para eles com o mesmo cuidado”, destacou Jade Romero, ao afirmar que o Governo do Ceará também atua no combate à insegurança alimentar dos animais.
Para participar do programa, os abrigos e protetores precisam comprovar ações de resgate, acolhimento, reabilitação e adoção responsável, além de manter os animais em locais adequados e promover a conscientização sobre guarda responsável e combate ao abandono. A Secretaria da Proteção Animal (Sepa) será responsável por selecionar e monitorar os beneficiários.
Os abrigos poderão receber até 470 quilos de ração por trimestre, enquanto os protetores individuais terão direito a até 80 quilos no mesmo período. As entregas serão feitas de forma descentralizada, em pontos estratégicos de várias regiões do estado, após a validação do cadastro em até sete dias úteis.
A iniciativa foi celebrada por protetores de animais. “Esse programa vai matar a fome dos animais e acalmar muitos corações de protetores tão aguerridos. A iniciativa do Ração do Bem é um sonho”, afirmou João Victor, responsável pelo abrigo Amigos de 4 Patas, em Ipu.







Deixe um comentário