Na tarde desta quarta-feira (7), após mais de três horas de votação, a fumaça preta emergiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que a primeira votação do conclave não alcançou os dois terços necessários para eleger o novo papa. Os 133 cardeais eleitores, reunidos desde terça-feira (6), permanecerão em reclusão até que um sucessor para o Papa Francisco, falecido em 21 de abril aos 88 anos, seja escolhido.
O processo de eleição do novo pontífice segue as normas estabelecidas pela constituição apostólica Universi Dominici Gregis. Durante o conclave, os cardeais realizam até quatro votações diárias — duas pela manhã e duas à tarde — até que um candidato obtenha a maioria qualificada de dois terços dos votos. A fumaça preta, sinal de que nenhum candidato foi eleito, é produzida pela queima das cédulas de votação com uma mistura de produtos químicos específicos.
Entre os possíveis favoritos para o papado estão os cardeais Pietro Parolin, Matteo Zuppi e Luis Antonio Tagle. A próxima rodada de votações está prevista para a manhã desta quinta-feira (8), quando os fiéis ao redor do mundo aguardarão ansiosamente por uma possível fumaça branca, sinal de que “Habemus Papam”.
Deixe um comentário