O mundo viveu mais um momento histórico nesta quinta-feira (8), com o anúncio do novo líder da Igreja Católica. Da sacada central da Basílica de São Pedro, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti proclamou ao mundo as palavras tradicionais: “Habemus Papam!”
Poucos minutos depois da fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina — símbolo de que os cardeais chegaram a um consenso —, o nome do novo papa foi revelado. Trata-se do cardeal Robert Francis Prevost, dos EUA, que adotará o nome de Papa Leão XIV.
A Praça de São Pedro, completamente lotada, recebeu com emoção o novo pontífice, que apareceu alguns minutos depois na sacada principal. Ele fez sua primeira saudação aos fiéis e concedeu a bênção apostólica Urbi et Orbi, à cidade de Roma e ao mundo.
A eleição do novo papa foi concluída no segundo dia de conclave, após quatro rodadas de votação entre os 133 cardeais eleitores, oriundos de 71 países. O processo exigiu uma maioria de dois terços para a escolha final.
Com a escolha do novo papa, a Igreja Católica inicia uma nova etapa, cercada de expectativas quanto ao rumo que o pontificado de Papa Leão XIV irá tomar.
Deixe um comentário