Fortaleza recebe novo grupo de deportados; quatro são presos após desembarque

Esse é o quinto grupo de deportados a retornar ao Brasil desde a nova gestão de Donald Trump

Na manhã desta sexta-feira (28), Fortaleza recebeu mais um voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos. A aeronave trouxe 104 passageiros, dos quais quatro foram presos pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Pinto Martins, segundo informações da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará (Sedih).

Entre os repatriados, há um cearense. Após o acolhimento na capital, 77 passageiros seguiram para Belo Horizonte em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), incluindo um bebê.

Esse é o quinto grupo de deportados a retornar ao Brasil desde a nova gestão de Donald Trump, sendo o quarto a desembarcar em Fortaleza. O voo anterior, em 15 de março, trouxe 127 brasileiros.

Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) coordena uma operação interministerial para garantir um “acolhimento digno e humanizado” aos deportados.

Em Fortaleza, os repatriados são atendidos no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). Já em Belo Horizonte, a recepção ocorre em uma sala exclusiva adaptada, com infraestrutura fornecida pelas concessionárias Fraport e BH Airport.

“A operação reforça o compromisso do país em assegurar a dignidade e a proteção dos direitos humanos e contará com atendimento especializado e articulado por equipes do Governo Federal e de órgãos estaduais, garantindo apoio logístico para deslocamento até os estados e cidades de origem, além de contato com familiares e, quando necessário, oferta de acolhimento temporário para que os repatriados possam recomeçar suas vidas com segurança e assistência”, informou o MDHC.

Os serviços oferecidos incluem alimentação, kits de higiene, suporte de saúde e psicossocial, além de orientação sobre direitos e encaminhamentos para serviços públicos.

A operação conta com a parceria dos Ministérios da Saúde (MS), do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), das Relações Exteriores (MRE), da Defesa (MD) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além da PF, governos estaduais e concessionárias aeroportuárias.

Mudança na rota dos voos

Desde fevereiro, Fortaleza tornou-se o principal destino dos voos com deportados brasileiros, substituindo Belo Horizonte. A decisão foi baseada em normas do Direito Internacional, já que os passageiros chegam algemados. Como a legislação brasileira não permite que permaneçam nessa condição em território nacional por longos períodos, o desembarque em um aeroporto litorâneo reduz esse tempo.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *