Fortaleza lidera arborização urbana no Nordeste, aponta Censo do IBGE

Capital cearense lidera ranking regional, com quase 60% de vias arborizadas.

Fortaleza é a capital mais arborizada do Nordeste, segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (17). O levantamento aponta que 59,7% da população fortalezense reside em vias com presença de árvores, embora o índice ainda esteja abaixo da média nacional, que é de 66%.

Entre as capitais nordestinas, Fortaleza é seguida por Teresina (57,7%) e Natal (55,2%). Na outra ponta do ranking, Salvador (34,1%), São Luís (34,3%) e Aracaju (44,3%) apresentam os menores percentuais de arborização urbana. No cenário nacional, as campeãs são Campo Grande (91,4%), Goiânia (89,6%) e Palmas (88,7%).

“A arborização urbana é essencial para a qualidade de vida nas cidades. Ela contribui para o bem-estar dos habitantes, oferecendo diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos”, destacou Maikon Novaes, analista do IBGE. Ele ressaltou ainda o papel das árvores na redução das ilhas de calor e na construção de ambientes urbanos mais sustentáveis.

No Ceará, 21 dos 184 municípios, incluindo as regiões de Fortaleza, Itapipoca e Juazeiro do Norte, possuem maior proporção de moradores em ruas com até duas árvores do que a média nacional (20,5%). Já a capital cearense é a única entre essas áreas com índice de ruas com três a quatro árvores abaixo da média brasileira.

Por outro lado, o estado se destaca positivamente na arborização mais densa: 74,4% dos municípios cearenses têm mais moradores em vias com cinco ou mais árvores do que a média nacional, que é de 32,1%.

Em nível nacional, cerca de 55,8 milhões de brasileiros vivem em ruas com cinco ou mais árvores. Maringá (PR) lidera o ranking de municípios com mais de 100 mil habitantes, com 98,6% dos moradores em áreas arborizadas, enquanto São José (SC) aparece na última colocação, com apenas 15,1%.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *