O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que os alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas em 2025 terão pré-inscrição automática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida foi divulgada na noite desta quinta-feira (22) pelas redes sociais do ministro.
Segundo Camilo, o objetivo é estimular a participação dos estudantes do 3º ano e tornar o processo de inscrição mais simples. “Precisa entrar no endereço da página, confirmar sua inscrição e fazer a opção pela prova de línguas que você vai querer fazer: prova de inglês ou a prova de espanhol”, detalhou o ministro.
A pré-inscrição não isenta os estudantes de confirmarem seus dados na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e escolherem o idioma da prova de língua estrangeira.
Outra garantia para os alunos do 3º ano de escolas públicas é a isenção da taxa de inscrição, que já é um direito desses estudantes no Enem.
O ministro também anunciou o retorno do Enem como meio para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio para pessoas com mais de 18 anos que não finalizaram a educação básica.
Essa possibilidade esteve em vigor até 2016, quando os participantes precisavam alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do exame e 500 pontos na redação. Desde 2017, essa função havia sido transferida exclusivamente para o Encceja.
O Inep informou que um edital específico será publicado em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira (23), com todos os detalhes sobre o Enem 2025, incluindo o valor da taxa de inscrição e os procedimentos de pagamento.
As inscrições para o exame estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante no site do Inep.
Deixe um comentário