Ceará reforça segurança com mais de 9 mil agentes no Carnaval 2026

Ação integrada reforça policiamento e serviços de emergência em todo o estado durante o feriado

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) inicia nesta sexta-feira (13) a “Operação Carnaval 2026”, com atuação prevista até a quarta-feira (18). A estratégia prevê reforço no policiamento ostensivo e investigativo em todas as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISs), com 9.380 agentes empregados diariamente para atender foliões, moradores e turistas.

As equipes atuarão em patrulhamentos terrestres e aéreos, policiamento em áreas de grande concentração de público, registro de ocorrências, ações de salvamento, resgate aeromédico e perícia criminal. Em parceria com a Secretaria das Mulheres (SEM), os municípios de Paracuru, Aracati e São Benedito contarão com a Tenda Lilás, oferecendo acolhimento, atendimento psicossocial, suporte policial e recebimento de denúncias relacionadas à violência contra a mulher.

“Essa operação se iniciará às 18h de sexta-feira, dia 13 de fevereiro, e se estenderá até às 6h da manhã do dia 18 de fevereiro, quarta-feira de cinzas. Para essa grande operação foram realizadas várias reuniões presenciais, reuniões de alinhamento entre as Forças de Segurança vinculadas à SSPDS e suas coordenadorias, amparadas pelos apontamentos das nossas inteligências e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), justamente para posicionar o nosso efetivo e, dessa forma, proporcionar tranquilidade para o folião que vai aproveitar o período carnavalesco”, afirmou o coordenador da Copol, Harley Filho.

Do total diário, participam 7.659 policiais militares, 326 policiais civis, 739 bombeiros militares, 112 servidores da Pefoce e 544 profissionais das coordenadorias da SSPDS, incluindo Ciops, Ciopaer e Coin. Em Fortaleza, o reforço será de 2.481 agentes por dia. A operação também prevê intensificação do policiamento nas rodovias estaduais, funcionamento ininterrupto de delegacias estratégicas e atuação ampliada dos bombeiros em salvamentos aquáticos e atendimentos de emergência.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *