O Ministério da Saúde anunciou um conjunto de medidas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará, com um investimento superior a R$ 197 milhões. Entre as principais iniciativas, destaca-se a implantação do primeiro modelo de cuidado integral ginecológico, um mutirão de cirurgias ortopédicas e a integração digital dos sistemas de saúde do estado com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
O novo modelo ginecológico permitirá que consultas, exames, diagnósticos e cirurgias sejam realizados de forma unificada, inicialmente no Hospital da Mulher de Fortaleza, e posteriormente expandidos para o Hospital Universitário do Ceará (HUC) e o Instituto Dr. José Frota Central (IJF). A iniciativa conta com um investimento de R$ 1,8 milhão e visa agilizar o atendimento e reduzir filas de espera.
O pacote também contempla a ampliação de leitos e serviços especializados no IJF, permitindo a realização de 500 cirurgias ortopédicas, 500 exames de ressonância magnética e 250 exames de hemodinâmica por mês. “Estamos inaugurando aqui [no Instituto] um modelo muito importante de cuidado integrado, com a colaboração do governo do Ceará, do governo municipal. Vamos integrar consultas, exames e cirurgias no próprio hospital e agilizar os atendimentos”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A cerimônia de inauguração do HUC contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enfatizou a importância do investimento na saúde pública. O hospital, que será referência no estado, possui estrutura de 78,6 mil m² distribuídos em três torres e sete pavimentos, oferecendo mais de 30 especialidades médicas. “O nosso lema é melhorar sempre e piorar, nunca! O nosso povo merece sempre o melhor”, declarou o presidente.
Deixe um comentário