Ceará inicia imunização contra bronquiolite para bebês prematuros nesta segunda (9)

A aplicação é feita em dose única e estará disponível em maternidades e salas de vacinação da Atenção Primária

O Ceará começa, nesta segunda-feira (9), a aplicar o imunizante contra bronquiolite em bebês prematuros e em crianças com menos de 24 meses que apresentem comorbidades. O produto utilizado é o nirsevimabe, anticorpo fornecido pelo Ministério da Saúde e repassado aos municípios pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), com foco na prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal agente causador da doença.

São considerados prematuros os bebês nascidos antes de 37 semanas de gestação. Entre as comorbidades contempladas estão cardiopatias congênitas, broncodisplasia, imunodeficiências, síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares e malformações das vias aéreas. A aplicação é feita em dose única e estará disponível em maternidades e salas de vacinação da Atenção Primária, por meio da Rede de Imunobiológicos Especiais.

Com a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS), o nirsevimabe substitui o palivizumabe, que era restrito a prematuros extremos, nascidos antes de 28 semanas. De acordo com a coordenadora de Imunização do Ceará, Ana Karine Borges, a iniciativa assegura proteção por até seis meses e contribui para reduzir internações por infecções respiratórias. “O Governo do Estado do Ceará reafirma seu compromisso com a saúde da população e com a proteção da primeira infância”, destaca.

Além disso, desde dezembro de 2025, o SUS no Ceará disponibiliza a vacina contra o VSR para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A estratégia busca proteger os recém-nascidos nos primeiros meses de vida, diminuindo o risco de quadros graves de bronquiolite e pneumonia, duas das principais causas de hospitalização infantil no país.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *