Ceará amplia ensino integral com construção de 39 novas escolas

Ação faz parte do plano de universalização do tempo integral na rede estadual até o próximo ano letivo.

O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quarta-feira (2), a construção de 39 novas escolas em tempo integral no Ceará. “Vamos garantir que todos os jovens cearenses estudem em escola de tempo integral. Não estamos falando de prédio, mas de mudar a vida das pessoas”, destacou o chefe do Executivo durante a assinatura das ordens de serviço no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O evento contou com a presença de autoridades, profissionais da educação e estudantes.

O investimento totaliza R$ 446,81 milhões, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). As unidades serão distribuídas por 37 municípios, sendo 33 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e seis Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). Estudos apontam que o modelo melhora o rendimento escolar e a aprendizagem, reforçou o governador.

Atualmente, 75% da rede estadual já opera em tempo integral, atendendo mais de 175 mil alunos. Com a meta de universalização até o próximo ano letivo, o Estado prevê a construção de 138 novas unidades e um investimento total superior a R$ 1,5 bilhão.

“O tempo integral não é só questão de horário, é mais construção na escola, no dia a dia, com o currículo, as eletivas, cursos profissionalizantes. Quando a gente pensa em tempo integral tem que ser 100%”, destacou a secretária da Educação, Eliana Estrela.

A iniciativa também conta com o apoio dos municípios, que doaram terrenos para viabilizar as construções. O prefeito de Ipaporanga, Antônio Amaro, vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), destacou o avanço da rede pública cearense.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romeu Aldigueri, ressaltou o impacto da iniciativa. “Estamos construindo uma revolução. São escolas de primeiro mundo, com três refeições diárias. Só através da educação, que inclui e transforma, vamos fazer do Brasil e do Ceará lugares de primeiro mundo, e o Ceará está partindo na frente”, concluiu.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *