O balanço oficial do Carnaval de 2026 no Ceará indicou queda significativa nos principais indicadores de violência, alcançando o menor patamar desde o início da série histórica, em 2009. Os dados foram apresentados pelo governador Elmano de Freitas, nesta quarta-feira (18), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Mais de 9.300 agentes atuaram durante o período festivo em todo o estado.
“Esse é o Carnaval menos violento no Ceará nos últimos 17 anos. Um Carnaval que apresentou ocupação hoteleira de cerca de 90%. Tivemos redução no números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em 33,33%; redução de roubos em 58,57%; redução de furtos em 39,65%; redução de crimes sexuais em 59%; além da queda no número de roubos (62,18%) e furtos (32,1%) de aparelhos celulares. Por meio do Meu Celular, mais de 12 mil aparelhos já foram devolvidos para seus donos”, afirmou o governador.
O levantamento também mostrou diminuição nos acidentes de trânsito em rodovias estaduais, com seis mortes registradas, o que representa recuo de 65% em relação ao período anterior. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, o resultado é atribuído à atuação conjunta das forças estaduais e federais, com foco em prevenção, fiscalização e pronta resposta às ocorrências.






Deixe um comentário