Os consumidores brasileiros continuarão sem cobrança adicional na conta de luz em abril. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), refletindo a estabilidade na geração hidrelétrica.
A medida está em vigor desde dezembro de 2024, quando a Aneel avaliou que os reservatórios das usinas hidrelétricas estavam em níveis satisfatórios. “Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanece verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no país. Mesmo com a transição do período chuvoso para o seco, a geração de usinas hidroelétricas, mais barata que a geração térmica, continua em níveis estáveis.”
Criadas em 2015, as bandeiras tarifárias indicam os custos variáveis da geração elétrica. Enquanto a bandeira verde não gera acréscimos, a amarela e as vermelhas aplicam cobranças adicionais conforme o nível de custo da energia.
O SIN cobre praticamente todo o país, com exceção de algumas áreas isoladas na Região Norte, parte do Mato Grosso e o estado de Roraima, onde o abastecimento depende, em grande parte, de usinas térmicas a óleo diesel.
Deixe um comentário