Mais um voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza

Além da recepção no Ceará, a ação inclui suporte logístico para o deslocamento dos repatriados até suas cidades de origem

O quarto voo com brasileiros repatriados dos Estados Unidos desembarcou em Fortaleza na manhã deste sábado (15), trazendo 127 passageiros. Previsto para pousar às 9h, o avião chegou ao Aeroporto Internacional Pinto Martins com duas horas de atraso, às 11h11min, segundo a Fraport.

Após a chegada, os passageiros passaram por triagem, recebendo assistência psicológica, social, além de produtos de higiene e alimentação. Essa foi a terceira aeronave com deportados a aterrissar na capital cearense. As repatriações ocorrem após a reeleição do republicano Donald Trump, que intensificou as políticas migratórias nos EUA.

Após o desembarque, os passageiros que optarem seguir viagem serão transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. No Ceará, a Secretaria dos Direitos Humanos realizou atendimentos com uma equipe multidisciplinar para agilizar o processo migratório, além da distribuição de kits de higiene e alimentação.

A iniciativa faz parte de uma ação do Governo Federal para garantir um acolhimento humanizado aos repatriados, coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em conjunto com os Ministérios da Saúde (MS), Desenvolvimento Social (MDS), Relações Exteriores (MRE), Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Defesa (MD). A Polícia Federal, os governos estaduais e as concessionárias aeroportuárias Fraport Brasil e BH Airport também participam da operação.

Além da recepção no Ceará, a ação inclui suporte logístico para o deslocamento dos repatriados até suas cidades de origem, contato com familiares e, se necessário, oferta de acolhimento temporário.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *