Brasil repete 2ª pior nota em índice que mede corrupção no mundo

País registra 35 pontos no índice da Transparência Internacional e segue abaixo das médias mundial e regional.

O Brasil permaneceu na 107ª colocação entre 182 países e territórios avaliados no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2025, divulgado nesta terça-feira (10) pela Transparência Internacional. O país obteve 35 pontos em uma escala de 0 a 100, na qual pontuações menores indicam maior percepção de corrupção no setor público.

O resultado representa estabilidade em relação a 2024, quando o Brasil marcou 34 pontos. Segundo a entidade, a variação de um ponto não tem relevância estatística e mantém o país abaixo da média global e das Américas, ambas fixadas em 42 pontos. O indicador é elaborado com base em até 13 fontes independentes que reúnem avaliações de especialistas, pesquisadores e executivos.

Na comparação internacional, o Brasil ficou próximo de países como o Sri Lanka, também com 35 pontos, e atrás de Argentina, Belize e Ucrânia, que alcançaram 36. As melhores posições do ranking foram ocupadas por Dinamarca (89), Finlândia (88) e Cingapura (84), enquanto Somália e Sudão do Sul registraram as menores notas, com 9 pontos cada.

De acordo com a Transparência Internacional, o desempenho brasileiro está associado a casos recorrentes de macrocorrupção e a fragilidades institucionais. “Embora o Brasil tenha chamado a atenção internacional pela resposta firme do Supremo Tribunal Federal na responsabilização de envolvidos em atentados contra a democracia, o país também chocou o mundo com escândalos de corrupção em escala inédita e episódios de impunidade”, afirmou o diretor executivo da entidade no Brasil, Bruno Brandão. A organização também destacou investigações sobre desvios de emendas parlamentares, fraudes no INSS e a maior fraude bancária já registrada no país, além de apontar a necessidade de fortalecer políticas de prevenção, controle e transparência.

Com informações da CNN Brasil

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *