O açude Curral Velho, localizado no município de Morada Nova, tornou-se o primeiro reservatório do Ceará a sangrar em 2026, em meio às precipitações registradas no início da quadra chuvosa, período que vai de fevereiro a maio.
A confirmação foi divulgada na noite deste domingo (8) pelo Portal Hidrológico do Ceará, que reúne informações da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) sobre o volume armazenado nos reservatórios do Estado.
De acordo com a plataforma, 41 açudes cearenses operam atualmente com volume inferior a 30% da capacidade. Além do Curral Velho, nenhum dos 144 reservatórios monitorados apresenta volume acima de 90%.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que 127 dos 184 municípios do Estado tiveram registro de chuvas entre sábado (7) e domingo (8). Para esta segunda-feira (9), a previsão é de precipitações mais isoladas. “Com isto, as chuvas devem ocorrer no centro-sul do Estado e na faixa litorânea do Estado, durante a madrugada e a manhã. No período da tarde, as chuvas devem ficar confinadas na porção Noroeste do Estado”, prevê.






Deixe um comentário