Lula diz que política “apodreceu” e cobra fortalecimento do PT

Presidente adota tom crítico em evento dos 46 anos do partido, em Salvador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o funcionamento do sistema político brasileiro ao discursar no encerramento das comemorações pelos 46 anos do Partido dos Trabalhadores, neste sábado (7), em Salvador. A fala sinalizou o tom que deve marcar sua atuação no período pré-eleitoral, com críticas diretas ao custo das campanhas e ao mercado eleitoral.

“A política apodreceu. Como é que está o mercado eleitoral deste país? Você sabe quanto custa um cabo eleitoral, você sabe quanto custa um vereador ou o preço de cada candidatura neste país, o que é uma vergonha”, disse Lula, ao questionar práticas do processo político atual.

Antes do discurso presidencial, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, também adotou uma linha crítica ao sistema. “Só nós podemos ser o partido do antissistema”, afirmou. Lula ainda cobrou a militância e os dirigentes para que o partido não “vá para a vala comum da política deste país”, defendendo que a legenda seja forte independentemente de sua figura pessoal.

O presidente também comentou o aumento da influência do Congresso Nacional sobre o Orçamento Público. Segundo ele, o chamado “orçamento secreto” representou um “sequestro” de recursos do Executivo. “A verdade é que o orçamento secreto foi um sequestro do orçamento do Executivo, para que deputados e senadores pudessem utilizar a mesma quantidade de dinheiro que sobra para o Governo Federal. Esse ano é quase R$ 60 bilhões. Se vocês acham isso normal, tudo bem, para mim não é normal. E o que eu acho grave é que o PT votou favorável e ninguém reclama”, afirmou. O evento reuniu lideranças do PT e de partidos aliados e marcou o início da pré-campanha.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *