O Governo do Ceará anunciou, nesta terça-feira (11), a abertura de 5,3 mil vagas gratuitas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa, que integra o Programa ABCDetran e o CNH Popular 2025, contempla 4,8 mil vagas para pessoas não alfabetizadas e 550 para mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva concedida nos últimos 12 meses. As inscrições já estão disponíveis no site do Detran-CE “https://www.detran.ce.gov.br/”.
As habilitações serão ofertadas nas categorias A (motocicletas) e B (carros), com entrega de capacete aos aprovados da categoria A. O governador Elmano de Freitas ressaltou que o objetivo é garantir autonomia financeira e libertação do ciclo de violência. “Queremos oportunizar essa carteira dentro da ideia de autonomia econômica, para que possam conseguir um trabalho e se libertar”, destacou.
Para o público do ABCDetran, o Detran-CE desenvolveu uma metodologia especial de ensino, com monitoria e conteúdo de letramento digital voltado à educação no trânsito. Segundo o órgão, sete em cada dez participantes da fase de teste foram aprovados. O curso terá 81 horas/aula, oferecidas antes da realização da prova teórica.
O programa contemplará 29 municípios, escolhidos conforme os índices de analfabetismo. A ação integra o maior pacote da história da CNH Popular, com 35 mil vagas e R$ 25 milhões em investimentos, reforçando o compromisso do Estado em promover mobilidade, inclusão e oportunidades de emprego.
Municípios contemplados com o ABCDetran
Com maior numero de não alfabetizados:
- Aracati
- Canindé
- Caucaia
- Crateús
- Granja
- Iguatu
- Itapipoca
- Juazeiro do Norte
- Morada Nova
- Ocara
- Quixeramobim
- Sobral
- Tauá
- Viçosa do Ceará
Com maior taxa de analfabetismo:
- Aiuaba
- Barroquinha
- Croatá
- Ererê
- General Sampaio
- Graça
- Itapiúna
- Itatira
- Jaguaretama
- Mombaça
- Novo Oriente
- Pacatuba
- Quixelô
- Salitre






Deixe um comentário