Joel Barroso é eleito prefeito de Santa Quitéria após cassação do pai

Com 53,21% dos votos, atual prefeito interino celebra vitória e afirma que “a verdade venceu”

O prefeito interino de Santa Quitéria, Joel Barroso (PSB), foi eleito neste domingo (26) para comandar o município do Sertão cearense, em eleição suplementar convocada após a cassação de seu pai, José Braga Barroso, o Braguinha. Ao celebrar o resultado, Joel agradeceu aos eleitores e declarou nas redes sociais: “A verdade venceu”. Ele obteve 13.161 votos (53,21%) e será diplomado no dia 10 de novembro.

As novas eleições ocorreram depois que Braguinha teve o mandato anulado pela Justiça Eleitoral por envolvimento com a facção Comando Vermelho (CV), que teria atuado na compra de votos e intimidação de adversários durante a campanha de 2024. Joel, que presidia a Câmara Municipal, assumiu interinamente o Executivo em janeiro, após a prisão do pai.

Com 84,6% das urnas apuradas, Joel consolidou a vitória sobre as candidatas Lígia Protásio (PT) e Cândida Figueiredo (União), que receberam 6.218 (25,14%) e 5.356 votos (21,65%), respectivamente. O pleito ocorreu de forma tranquila, segundo a juíza Rosa Cristina, responsável pelo 54º Cartório Eleitoral, que destacou a normalidade da votação.

A eleição teve forte esquema de segurança, com mais de 200 policiais militares, 40 policiais civis, além de efetivos do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O reforço foi solicitado após as denúncias de interferência do crime organizado nas últimas eleições.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *