Cerca de 971 mil residências e estabelecimentos do Ceará ficaram sem energia na madrugada desta terça-feira (14), após um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo (PR), que provocou um apagão em 23 estados e no Distrito Federal. A Enel Ceará informou que a interrupção começou por volta de 0h30 e foi totalmente normalizada em 33 minutos, afetando consumidores de diversas regiões do estado.
Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o incêndio na subestação paranaense, responsável por 500 kW, desligou o fluxo de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, causando uma contingência severa no Sistema Interligado Nacional (SIN). Por precaução, houve o desligamento controlado de 10 megawatts (MW) de carga. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou a ocorrência e afirmou que, assim que a falha foi identificada, iniciou ações conjuntas com as concessionárias para restabelecer o fornecimento.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que o incêndio foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros e que nenhum equipamento da empresa ou de outras companhias instaladas na subestação sofreu danos. Ainda não se sabe o que causou o fogo. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) enviará uma equipe de fiscalização ao local para investigar as causas do incidente.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, classificou o caso como um “problema elétrico pontual”, descartando a possibilidade de falta de geração de energia no país. Uma reunião técnica está prevista ainda nesta terça-feira para avaliar as causas do apagão e discutir medidas preventivas.








Deixe um comentário