Deputada Luizianne Lins é interceptada por Israel em flotilha humanitária

Parlamentar estava em barco que tentava levar ajuda à Faixa de Gaza; comunicação com tripulantes foi cortada.

A deputada federal Luizianne Lins (PT) integrava uma flotilha humanitária interceptada por forças israelenses nesta quarta-feira (1º). O grupo, formado por ativistas, parlamentares e civis de 44 países, seguia em mais de 50 embarcações com destino à Faixa de Gaza, levando alimentos, água e suprimentos médicos.

Em vídeo gravado previamente, a parlamentar afirmou que teria sido “sequestrada pelas forças de ocupação israelenses e levada contra sua vontade”. Ela também pediu ao governo brasileiro o rompimento de relações econômicas com Israel e auxílio para retornar ao país.

“Se você está vendo esse vídeo, foi porque fui sequestrada pelas forças de ocupação israelenses e levada contra a minha vontade. Peço ao meu governo para acabar com qualquer relação econômica com Israel a me levar para casa”, diz a deputada em vídeo.

A comunicação com os tripulantes foi cortada e o estado de saúde dos participantes ainda é desconhecido, segundo comunicado da Flotilha Global Sumud. Entre os barcos já interceptados está o ALMA, que tinha a bordo o brasileiro Thiago Ávila e a ativista sueca Greta Thunberg.

A Bancada Federal do Ceará divulgou nota de solidariedade à deputada. O deputado Domingos Neto informou que levará o caso ao presidente da Câmara, Hugo Motta, e ao chanceler Mauro Vieira, para que o Itamaraty atue na defesa dos direitos da parlamentar e busque sua libertação.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *