Ceará lidera produção de castanha no Brasil em 2025

Projeção aponta redução na produção, mas Ceará permanece na frente.

O Ceará deve manter a liderança nacional na produção de castanha-de-caju em 2025, concentrando 56,8% do total brasileiro. Apesar da posição de destaque, a produção estadual deve sofrer uma redução de 21,3% em relação a 2024, totalizando 80,2 mil toneladas, conforme dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira, 15.

Além da queda no volume colhido, o rendimento médio da lavoura cearense também deve recuar, passando de 361 para 280 quilos por hectare, o que representa uma redução de 22,4%. A diminuição está ligada, segundo o levantamento, a fatores climáticos: “o cajueiro é uma planta cujo potencial produtivo está muito relacionado com o clima”, aponta o estudo.

No cenário nacional, a produção de castanha-de-caju também deve cair 12,4%, impactada principalmente pela queda no rendimento médio (-13,1%). A área a ser colhida deve crescer 0,7%, mas o aumento não será suficiente para compensar a perda na produtividade.

Em contrapartida, a produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas no Ceará deve crescer 2,6%, alcançando 954,9 mil toneladas. Já a estimativa para todo o país é de alta de 12,2% em relação a 2024, somando 328 milhões de toneladas.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *