Vaticano instala chaminé para conclave que elegerá novo Papa

Dispositivo foi colocado na Capela Sistina para sinalizar, com fumaça, o resultado das votações que definirão o sucessor do Papa Francisco

O Vaticano concluiu nesta sexta-feira (2) a instalação da chaminé sobre o telhado da Capela Sistina, estrutura que será utilizada durante o conclave marcado para começar no dia 7 de maio. Esse equipamento tradicional indica ao público, por meio de fumaça branca ou preta, se os cardeais reunidos chegaram a um consenso sobre o novo Papa.

A eleição do novo líder da Igreja Católica ocorre após a morte do Papa Francisco, no último dia 21 de abril. Francisco ocupava o papado desde 2013 e foi o primeiro pontífice oriundo da América. Estima-se que 133 cardeais participarão da votação, sendo a maioria deles escolhida pelo próprio Francisco durante seu pontificado.

Durante o conclave, a cor da fumaça emitida pela chaminé informa o resultado das votações: branca para indicar que o novo Papa foi eleito; preta quando ainda não há definição. Desde 2005, o Vaticano utiliza produtos químicos para gerar as cores com mais precisão, após confusões causadas por tonalidades indefinidas.

A chaminé instalada é visível da Praça de São Pedro, local onde milhares de fiéis e turistas devem se concentrar nos próximos dias para acompanhar os sinais emitidos do interior da Capela Sistina. Dois fogões serão utilizados para liberar a fumaça, um queimando as cédulas de votação e outro com os compostos químicos responsáveis pelas cores.

Os dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, foram encerrados no segundo dia de votação, o que gera expectativa de que o processo deste ano também seja ágil. A Igreja Católica reúne cerca de 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo, que aguardam com atenção o anúncio do novo líder espiritual.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *