O programa Celular Seguro, do governo federal, ganhará uma nova função: o envio de notificações via WhatsApp para celulares roubados ou furtados ativados com novas linhas. A medida será oficializada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta semana, segundo informações antecipadas pelo colunista Lauro Jardim, do O Globo.
Além do bloqueio da linha e de aplicativos financeiros, o sistema agora identificará o uso indevido do aparelho e alertará o portador sobre sua origem criminosa.
A mensagem ainda recomendará a devolução do celular a uma delegacia civil, sob risco de o usuário responder por crimes como furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
Como funciona o Celular Seguro?
Criado em dezembro de 2023, o Celular Seguro atua como um botão de emergência para bloqueio rápido de dispositivos roubados, furtados ou perdidos. O sistema permite que o próprio usuário ou pessoas de confiança realizem o bloqueio por meio do site ou aplicativo, disponível na Play Store (Android) e App Store (iOS).
O acesso ao serviço é feito pelo portal Gov.br, onde os aparelhos podem ser cadastrados. Empresas parceiras do programa estão listadas nos termos de uso.
Deixe um comentário