O Ceará antecipou em uma semana o início da campanha de vacinação contra a influenza, que oficialmente começaria em 7 de abril. A imunização começou nesta segunda-feira (31) para os municípios que já receberam as doses, com meta de vacinar 3,66 milhões de pessoas no Estado.
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) destaca que a vacinação é essencial para prevenir a doença, reduzindo casos graves, internações e óbitos. “Recomenda-se garantir a vacinação oportunamente, sobretudo no período de sazonalidade, assegurando alta cobertura vacinal em grupos de alto risco nos próximos dois meses (abril e maio) no Estado do Ceará”, reforça o órgão.
O Ministério da Saúde enviou 800 mil doses ao Ceará, sendo 62 mil destinadas a Fortaleza, onde a aplicação começa nesta terça-feira (1º). A vacina estará disponível nos postos de saúde e nas salas de vacina dos Vapt Vupt de Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, das 8h às 16h.
A antecipação ocorre devido à sazonalidade das chuvas no Estado, que favorece o aumento de casos de gripe entre fevereiro e maio. O “Dia D” de mobilização nacional será em 10 de maio.
Público-alvo A vacina passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos e gestantes. Outros grupos prioritários incluem puérperas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com comorbidades, professores, agentes de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e dos Correios.
Composição da vacina Segundo a Anvisa, a vacina trivalente utilizada no Brasil a partir de fevereiro de 2025 conterá as seguintes cepas:
- A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09
- A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2)
- B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria)
A aplicação é injetável e intramuscular, podendo ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional.
Meta e contraindicações O Ministério da Saúde estabelece como meta imunizar ao menos 90% dos grupos prioritários. A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores.
Deixe um comentário