A Anvisa anunciou, nesta quinta-feira (27), a suspensão temporária da comercialização de todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint, produto que substitui a linha Total 12 da marca. A medida, válida por 90 dias, é preventiva e visa garantir a proteção da saúde pública enquanto são investigadas as reações adversas notificadas.
A decisão não determina o recolhimento do produto, mas orienta que os itens sejam mantidos fora do alcance do consumidor. A investigação apura se o fluoreto de estanho, presente na fórmula, pode ser responsável pelas reações alérgicas, que incluem lesões bucais, ardência, inflamação gengival, dor e edema labial.
A Anvisa ressaltou que esses sintomas têm causado impactos significativos na qualidade de vida dos consumidores, como custos médicos e dificuldades para se alimentar e comunicar. A orientação é que, caso o produto tenha a embalagem secundária, o consumidor verifique o número do processo da Anvisa (25351.159395/2024-82) ou, se tiver a bisnaga, verifique se a composição contém “fluoreto estanoso”.
Além disso, a agência recomenda que consumidores que sofreram efeitos adversos reportem imediatamente os casos por meio dos canais de notificação Limesurvey e e-Notivisa.
Em nota, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) informou que, embora reações a dentifrícios sejam raras, elas podem ocorrer devido a ingredientes como essências de óleos ou detergentes. O cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Unicamp, explicou que a troca do fluoreto de sódio pelo fluoreto estanhoso visa melhorar a prevenção de doenças gengivais, mas, se houver reações adversas, o uso do produto deve ser interrompido.
Deixe um comentário