Maracanaú: Esquema de falsos advogados leva nove suspeitos à prisão

Prejuízo de vítimas chega a R$ 700 mil

Uma operação conjunta das polícias civis do Rio Grande do Sul e do Ceará, realizada nesta quinta-feira (27), resultou na prisão de nove suspeitos envolvidos no golpe do “falso advogado” em Maracanaú. Durante a ação, foram apreendidos celulares, HDs e cartões de crédito.

Batizada de “Operação Charlatan”, a investigação conduzida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) revelou que o grupo, formado por cearenses, aplicou o golpe em mais de 30 pessoas da Região Metropolitana de Porto Alegre, causando um prejuízo superior a R$ 700 mil.

Segundo a PCRS, os suspeitos faziam as vítimas acreditarem ter direito a valores de precatórios. “A transação financeira do suposto recebimento do valor só era concretizada após depósitos por parte das vítimas, as quais acreditavam pagar honorários, taxas, impostos e emolumentos. Durante a prática ilícita, os criminosos fingiam serem advogados ou funcionários de escritórios de advocacia que a vítima, efetivamente, é cliente”, informou a corporação.

Além disso, o grupo utilizava documentos falsos, mas com dados corretos das vítimas, inclusive timbrados com marcas de órgãos estatais, aumentando a credibilidade da fraude e levando as pessoas a realizarem os depósitos exigidos.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *