Entre as 7h de quarta-feira (26) e as 7h desta quinta-feira (27), o Ceará registrou chuvas em 38 municípios, conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os maiores acumulados foram observados em Acaraú (47 mm), Canindé (41 mm) e Alto Santo (40,6 mm).
Em Fortaleza, o volume de chuva provocou alagamentos em um trecho da CE-040, nas proximidades do Centro das Tapioqueiras, resultando em lentidão no trânsito.
As precipitações ocorrem logo após o fim do alerta de onda de calor emitido pela Funceme, que indicava temperaturas acima da média, variando entre 1°C e 3°C acima do esperado. O órgão explica que uma onda de calor é caracterizada por três dias consecutivos de temperaturas máximas superiores a 1°C em relação ao padrão para o período.
A previsão meteorológica indica a continuidade das chuvas até sexta-feira (28), com os maiores acumulados esperados na faixa litorânea, Ibiapaba, Maciço de Baturité e áreas isoladas do Cariri, Sertão Central e Inhamuns.
As precipitações são influenciadas por instabilidades vindas do Oceano Atlântico e do Leste do Nordeste, associadas à aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um fenômeno meteorológico que favorece a formação de nuvens e a elevação do ar quente e úmido na região.
Deixe um comentário