STF torna Bolsonaro e aliados réus por tentativa de golpe

É a primeira vez que um ex-presidente eleito se torna réu por crimes contra a ordem democrática instituída pela Constituição de 1988.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, aceitar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados, tornando-os réus no processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado relacionada às eleições de 2022.

O julgamento, retomado nesta quarta-feira (26), contou com votos favoráveis dos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Com isso, os acusados agora responderão formalmente na Suprema Corte, onde poderão ser absolvidos ou condenados.

Entre os réus estão figuras centrais do governo Bolsonaro, como Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

A denúncia aponta cinco crimes relacionados à tentativa de impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), incluindo organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *