STF analisa denúncia contra Bolsonaro e pode torná-lo réu nesta semana

O julgamento será conduzido por Zanin e começará com a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (25) o julgamento para decidir se aceita a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Entre os oito acusados está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin, reservou três sessões para a análise, sendo duas na terça-feira e, se necessário, uma na manhã de quarta-feira (26). O julgamento será conduzido por Zanin e começará com a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes.

Na sequência, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá 30 minutos para sustentar a acusação. Em seguida, as defesas dos denunciados poderão se manifestar, com até 15 minutos cada. Antes da decisão final, os ministros poderão deliberar sobre questões preliminares do processo.

Se a maioria aceitar a denúncia, os acusados se tornarão réus e responderão a um processo na Primeira Turma do STF. No desfecho do caso, os ministros decidirão pela absolvição ou condenação, definindo eventuais penas.

Avatar de Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *