O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, deu aval nesta sexta-feira (21) para a realização de um concurso público destinado ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Esta será a primeira unidade da instituição fora do estado de São Paulo, com a oferta de 110 vagas.
A Portaria MGI Nº 2.091, publicada no Diário Oficial da União, estabelece que o processo seletivo ainda passará por novas aprovações e que o edital deverá ser divulgado no prazo máximo de seis meses. As oportunidades disponíveis serão distribuídas da seguinte maneira:
- Pesquisador (Nível Superior): 15 vagas
- Técnico I (Nível Intermediário): 25 vagas
- Tecnologista (Nível Superior): 20 vagas
- Professor do Magistério (Nível Superior): 50 vagas
O ministro da Educação, Camilo Santana, celebrou a iniciativa, afirmando:
“Mais um passo importante para a concretização desse projeto tão importante para o Brasil, com o primeiro campus ITA fora da sede, em benefício da população no Nordeste e toda a região”.
A decisão ocorre logo após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso Nacional, permitindo que o Governo oficialize as vagas e avance com o planejamento do certame.
Próximos Passos
Após a divulgação do edital, as provas deverão ser aplicadas dentro de um prazo de dois meses. O Ministério da Gestão será o responsável por estabelecer as diretrizes do concurso, garantir sua transparência e assegurar o cumprimento das normas de reserva de vagas.
Com informações do Diário do Nordeste
Deixe um comentário